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quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Human Biology and Infectious Diseases e Medicina: compensa?

Enrolei muitão pra escrever esse post, né, gente? Mas antes tarde do que mais tarde, não é o que dizem? Pois então, hoje, a pedido de muitos, incontáveis estudantes de Medicina interessados na Uni of Salford, eu vim contar sobre a minha experiência com o curso que eu escolhi: Human Biology and Infectious Diseases (HBID).

Featuring: cara de bolacha.
Como vocês podem ler aqui e aqui, eu tive motivos o suficiente e expectativas mil para esse curso. Eu sempre fui encantada por doenças infecciosas, infectologia era (e ainda é) uma grande opção de residência e a perspectiva de passar um ano estudando só isso era surreal. Fui mega animada achando que ia terminar meu ano de intercâmbio praticamente com um título de especialista em infecto... oh well... about that... o que eu não imaginava era que o curso em si não era tão aprofundado quanto eu pensei. E não tão voltado à biologia humana assim. Mas vamos tópico por tópico?

 
Sala de aula: até aquecedor pro pezinho rola. 
No 3º ano de Human Biology and Infectious Diseases, eu cursei cinco disciplinas, e vocês podem ler a descrição oficial delas aqui, é só clicar na tab "Course Details". Eu vou dar a minha própria descrição aqui e já vou logo avisando: elas não vão ser as mais encorajadoras.

1. Advances in Pathophysiology

Nessa matéria eu passei o ano inteiro estudando duas coisas: DPOC e Asma. Sério, o ano inteiro.
A professora da disciplina era a Drª Lucy Smyth, super britânica, e as aulas eram às segundas-feiras. Então a minha primeira aula de todas na University of Salford foi exatamente dessa disciplina. E eu lembro bem que a primeira aula foi uma revisão do ano anterior... e a revisão era de que? Fisiologia cardíaca. O que me lembra que tem um causo pra contar...

 
Spotted: Profª Drª Lucy Smyth.
Bom, na primeira parte da aula a professora estava lá, com o super multimídia dela, distribuindo controles remotos para cada aluno para a gente responder os questionários que ela passava no quadro como se nós estivéssemos na plateia do Domingão do Faustão, dando nota pro Dança dos Famosos. Sério. Altas tecnologias.
Mas enfim. Vocês podem imaginar que uma estudante de Medicina, que terminou o 8º período, já passou por fisiologia 1, 2 e Cardio na faculdade, de modo que pelo menos o básico de fisio cardíaca eu sabia. O que ela estava falando na aula, eu sabia... em português. Mas as denominações em inglês eram coisas novas pra mim, então eu tive a *brilhante* ideia de ir conversar com a Lucy no intervalo.
"Hey, sorry to bother you so early, but I'm Rayra, a Science Without Borders student... don't know if you heard of it yet. Anyway, I'm a medical student, and I've studied all of this, but I'm having huge trouble with the names in English... do you have any books or references to recommend so I can catch up with the terms?" 
Ah, mas pra que. Na segunda parte da aula, acho que a professora meio que resolveu botar meu conhecimento e minha "cockiness" à prova, e começou a fazer as perguntas diretamente pra mim. Teve uma hora que ela simplesmente botou o pointer na minha mão e falou: aponta qualquer estrutura e dê o nome. Eu, com o cu na mão, consegui apontar o Nodo Sino-Atrial e dar o nome... todo cagado. "Sinoatrial.............node?" "Yes, that's right, sainoeitrial node". E foi assim que minha cara foi no chão. Mas EU AVISEI que não sabia os nomes em inglês, bosta. #chateada]

Prática de cardio, em que a gente teve que reconhecer as estruturas em um coração... de veado.
Tá, mas back to our goats, depois de passada as revisões de fisiologia cardiorrespiratória, começou o que seria a matéria real: Asma e DPOC. Fisiologia, métodos e exames diagnósticos, como fazer e interpretar os resultados de uma espirometria, visitas facultativas a um hospital, uma prática de fisiologia respiratória no exercício, e um trabalhinho em grupo. O que aliás, me lembra de outro causo...
Mr Potter fazia aula conosco, mas era o Mr Potter errado.  
Enfisema Emphysema ft. Skittles!
Graças à viagem de campo de Biology of Parasites (que eu vou contar mais abaixo), eu fiz amizades na sala de aula, e eu não fiquei sozinha pra fazer grupo. O trabalho era basicamente interpretar um caso clínico e dar o diagnóstico... mas vejam bem, só tinham dois diagnósticos possíveis: DPOC ou asma. Acontece que eu, como única estudante de Medicina da turma, resolvi que meu grupo deveria seguir um raciocínio médico: listar os problemas, dar diagnósticos anatômico, sindrômico, diferencial e hipótese diagnóstica, considerando toda a gama de doenças possíveis, inclusive (e principalmente) doenças infecciosas. Eu lembro bem de que o cara tinha um fator de risco ocupacional, inclusive. Enfim, os meninos (dois Allan's, diga-se de passagem) concordaram comigo, nós fomos o único grupo a dar diagnósticos diferenciais tão extremos como Tuberculose e Esporotricose, e também fomos o grupo a tirar a maior nota da sala: 80!
Eu acabei fazendo o meu Summer Placement também nessa área, mas isso eu conto em outro post.

Eu e Manu trabalhando duro no Summer placement.
2. Clinical Immunology

Tá, é hora de começar a admitir as furadas do intercâmbio. Minha assiduidade nas aulas de imunologia foram um tanto quanto... peculiares. Mas tem explicação.
Primeiramente, eu já havia passado por imunologia na Unirio e, diga-se de passagem, a imunologia por aqui é bem aprofundada e bem foda de passar. Não é como se eu me lembrasse de muita coisa, mas eu lembrava o suficiente pra passar na matéria sem ir nas aulas teóricas.
O foda foi as práticas. Eu me lembro bem, minha primeira aula prática de imunologia, eu e a Beatriz (que também fazia o mesmo curso que eu), com um livro de instruções pra fazer nem-lembro-o-que e eu, que não sabia nem pipetar, mais perdida que filho da p*ta em dia dos pais. Fui até o professor, Dr. Stephen Heath e pedi ajuda. Disse que eu era estudante de medicina, que no Brasil nós não tínhamos aulas práticas em laboratório, se ele podia me ajudar. O cara simplesmente olhou pra mim de cima pra baixo e me perguntou o que eu estava fazendo no terceiro ano de HBID se eu não conseguia nem pipetar. Falou que eu deveria voltar pro primeiro ano ou pagar à parte pra fazer um curso, porque ele não me ajudaria. Escroto pra cara**o.

Primeira lab class: feliz da vida pegando em uma pipeta.
Não preciso dizer que a gente não conseguiu terminar o experimento à tempo, nossos resultados foram um lixo, eu me senti um lixo e tomei raivinha da matéria né. Não fui mais às aulas práticas, tentei desfazer minha matrícula na disciplina, mas não deu... enfim. Fiz os trabalhos (não todos), e passei na matéria no final, e isso é que importa.

Eu ri pra não chorar.
Naquela tal viagem de campo eu descobri que o Dr Stephen Heath não é tão babaca quanto ele parece. Mas que deu raiva, deu.

3. Veterinary and Zoonotic Infectious Diseases

Doenças infecciosas zoonóticas e veterinárias. Veterinárias... VETERINÁRIAS. É tudo o que eu lembro dessa matéria. Juro pra vocês gente, depois que eu tive uma aula sobre tuberculose bovina, eu meio que me desestimulei da matéria. Como vocês podem ver, muitas coisinhas me desestimularam do curso no fim do dia.
Pra vocês terem uma ideia, o trabalho em grupo que eu tive que apresentar em VZID (que, aliás, eu não fiquei sem grupo graças à mesma viagem pra Malham que eu já mencionei trezentas vezes), foi sobre os parasitas do panda gigante. Sério, gente, que estudante de Medicina na vida ia querer fazer uma trabalho sobre isso. Que se dane o panda, gente, eu quero é cuidar de gente! Fiquei muito frustrada, de verdade.

4. Medical and Public Health Microbiology

Ah, o professor de MPHM era muito engraçadinho, gente! Aliás, eram dois: Dr. Richard Birtles e a mocinha, mas eu esqueci o nome dela.
A aula era pura microbiologia, e é por isso que eu fiquei meio sem saco no final das contas, porque, né, já tinha estudado tudo e passado na matéria no Brasil, meio que não queria estudar isso de novo. O que eu me lembro de todas as aulas foi quando ele comparou a sogra dele com uma vaca, e falou que nós temos 10 bactérias pra cada célula do nosso corpo. Cara, é bactéria pra cac*te.
As aulas práticas também foram muito daora. A gente teve que fazer cultura de bactérias do nosso ambiente e microbiota em diferentes meios, e isso é uma parada que eu não tinha feito no Brasil. Aliás, crescer cultura, corar culturas e fazer antibiograma, coisas muito legais que eu queria poder fazer de novo! Meu par nessa prática foi o Thiago, brazuca, CSFer e estudando farmácia, então o que eu não sabia, ele me ensinou! Foi bem legal mesmo!

Status: apaixonada pelos meus cocos Gram+
O report que é meio chatinho de se escrever. Aliás, todos os reports que eu tive que escrever eram meio insuportáveis, porque eu tive que lidar com estatísticas e gráficos, coisas em que eu não sou exatamente boa. Mas vida que segue.

5. Biology of Parasites

Essa matéria foi um mix de parasitologia e doenças infecto-parasitárias: a gente estudou os ciclos dos bichinhos e a patogênese das doenças que eles causam no corpo humano. Então, foi até gostoso de estudar, e meio o que eu estava esperando de todo o curso de HBID quando eu saí do Brasil. A minha frustração foi somente que as doenças que eles estudaram (e me fizeram estudar) foram bem básicas... tipo malária e dengue, doenças diarreicas e esse tipo de coisa. Tipo, eles estudaram dengue como se fosse a coisa mais rara do universo (e de fato, pra eles é, né). Eu assistia a essas aulas pensando: cara, essa galera podia passar um mês estudando doenças infecciosas no Brasil, e aí sim a gente ia ter uma conversa de igual pra igual.


A prática, como eu já mencionei, foi uma viagem de campo. Eu não vou entrar em detalhes, porque eu já escrevi um post só sobre isso, e vocês podem lê-lo aqui. Resumidinho, nessa viagem de campo a gente foi pra um lugar bem no meio do nada, em uma casa enorme cheia de laboratórios e quartos, e tivemos que "botar a mão na massa" pra procurar por vermes em peixes, coelhos e ratinhos. Claro que nós tivemos que escrever um artigo sobre isso depois, com todas as estatísticas ao longo dos anos e tudo... o que me fez ter que sentar a bunda na cadeira e aprender a fazer estatísticas no excel.

Rocking the chi-squared test.


 

O legal disso foi que tendo todos os alunos juntos nessa furada situação, fez com que a aproximação com eles acontecesse de modo mais natural. Rolou até professor bêbado vindo falar com a gente sobre quando ele passou um tempo no RJ, dez anos atrás, pra estudar Doença de Chagas (amigo, se quisesse estudar Chagas era melhor ter ido pra Belém, não?).

 
Malham Fashion Week
Achei muito legal também a estrutura do lugar. Muitos quartos, laboratórios, café da manhã, lanche pro almoço, jantar, um bar no lugar, biblioteca... fora o lugar em si, que era um paraíso pra aspiras a fotógrafos. Foi bem legal! Me deu até saudade, agora, por deus do céu.

 
 
David arrasando no Giant Jenga.
Sabe, eu queria voltar no tempo e tentar curtir ainda mais a situação, ir com o coração mais aberto mesmo. Aliás, olhando assim, nesse clima lookback, eu queria ter curtido mais todas as disciplinas. Percebo hoje que, apesar de não ser exatamente o que eu estava procurando, poderia ter sido bem mais engrandecedor. Mas enfim...
Minha grande conclusão, objetivamente falando, é que HBID é sim interessante para um estudante de Medicina, mas só se for um estudante que ainda não tenha rodado em Parasito, Microbiologia, Imuno e DIP (matérias que, pelo menos eu, concluí no quarto e sexto período da faculdade).
Subjetivamente, como eu concluí ali em cima, varia muito de receptividade e disposição. Eu confesso que fui perdendo o interesse na faculdade ao longo do intercâmbio, sentindo falta de hospital, medicina e contato com pacientes. Talvez se eu tivesse permanecido de coração aberto, teria tirado muito mais proveito da situação.
Mas agora já passou, e só me resta mesmo olhar com saudosismo e gratidão.

Espero que eu tenha ajudado vocês a tomar uma decisão!

Beijos!

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