Páginas

domingo, 4 de janeiro de 2015

Alerta: este é um post "nadaver" + #somostodosgostosos

Olha, parei pra (re)pensar os meus últimos posts e percebi que talvez eu esteja passando uma ideia errada por aqui. Achei pertinente vir aqui e usar da minha super-ultra-mega-fama (sqn) para esclarecer alguns fundamentos importantes da minha doutrina pró-opções saudáveis, e dar a dica prazamiga e prozamigo que, como eu, sofremos com a malfadada noia corporal. Mas antes de mais nada, é válido o shout out:

ALERTA: ESTE É UM POST "NADAVER".

Vou começar contando uma (não tão) pequena história.

Era uma vez uma adolescente gordinha, que não fazia as sobrancelhas, usava óculos, aparelho e tia um diastema nos dentes. Apesar de já sofrer os primórdios de uma importante queda na sua auto-estima, ela ainda tirava fotos no espelho com sua Sony Cybershot com duas pilhas AA recarregáveis e seu cartão de memória de 256Mb e se sentia bonita. Ela tinha um flogão. Ela nunca tinha beijado na boca, mas ela era apaixonada. Tão apaixonada.

Essa menina nutriu uma vasta coleção de amores platônicos durante seus anos de ensino médio e pré-vestibular. Eram platônicos muito mais por timidez que por falta de auto-estima. Durante o cursinho, teve um sério caso imaginário que durou alguns anos, mesmo depois de ter entrado na faculdade de Medicina. Foi esse o primeiro golpe federal que ela teve na sua auto-estima que, daquele momento em diante saiu com poucos freios ladeira abaixo. Devagar e constante. 

Um belo dia essa menina se apaixonou de novo, e dessa vez parecia real. Saíram algumas vezes até um belo dia, esse jovem rapaz fez um comentário nada inocente sobre o peso em que ela se encontrava. Depois fez um comentário sobre sua cor, seu cabelo, seus óculos, sobre o modo com que ela enxergava o mundo, sobre o que ela postava nas redes sociais, sobre suas amizades, sobre seus gostos. A menina, coitada, achava que se quisesse ter algum sucesso no amor, tinha que dar ouvidos. Ele era sua única chance. 

A menina entrou em uma dieta séria nas férias e emagreceu seus primeiros 4kg durante o verão. Não tendo chamado a atenção do moço, continuou a se alimentar de maneira saudável e se exercitar, sua auto-estima melhorando aos poucos, até que um belo dia o rapaz fez um dos mesmos comentários escrotos, mas dessa vez se referindo a uma amiga. Amigo, minha amiga não. Cortou relações e nunca mais conversaram. 

Mas a auto-estima melhorou tanto com a dieta, que ela não conseguiu parar. Chegou um momento em que ser saudável não estava a emagrecendo tão rápido quanto ela gostaria, então ela começou a substituir algumas refeições por frutas. Ou duas. Ou talvez ela devesse comer frutas o dia inteiro. Não havia uma meta definida, apenas a vontade de ser magra e poderosa. Tinha dias em que ela perdia a linha. Comia um pacote inteiro de cereal. Um pacote inteiro de torrada com requeijão. Mas não tinha problema, porque era só vomitar depois. 

Mas doeu, e ela caiu na real um dia. Pediu ajuda, começou a se tratar, melhorou aos poucos e se aceitou melhor. Ela conheceu o maravilhoso mundo da atividade física. Do comer saudável por prazer. Do emagrecer um quilo por mês e nunca mais ver esse quilo de novo, pois era agora um processo natural. Ela aprendeu a fazer opções saudáveis.

Sim, amigos, todo esse lenga aí de cima era pra chegar nessa última frase: FAZER OPÇÕES SAUDÁVEIS. 

Eu fiquei preocupada depois do meu post sobre as resoluções de ano novo, achando que eu soei um pouco pró-magreza, pró-fitness, pró-dieta, pró-padrões da mídia demais. Quis vir aqui e deixar claro: EU SOU PRÓ-SAÚDE. E saúde é uma parada maravilhosa que não vê cor, não vê sexo, credo, religião E NEM TAMANHO.
Magro pode ser saudável sim, mas pode ter um lixo de saúde também. Gordo pode ter problema sim, mas pode ser mais saudável que eu, você, e toda essa galera maromba junto também. 

Se eu chegar pra vocês e falar que eu não me sinto mal quando eu engordo, eu estou mentindo muitíssimo. Eu me importo sim. Fico triste sim. Mas é importante ressaltar que, por mais que eu me sinta mal e me esforce pra chegar em um patamar físico de meu agrado, esse patamar físico É DO MEU AGRADO. Não é porque eu li na Boa Forma que pra vestir um biquini eu tenho que secar 5kg em duas semanas com a merda de uma dieta detox onde eu troco todas as minhas refeições principais por um suco de couve com limão e os snacks por tofu. Amigxs, tapem os olhos pra essas baboseiras.

A única pessoa a quem você deve satisfação é você mesma. 
Não às revistas.
Não às novelas.
Não aos seus amigxs.
Não aos seus familiares.
Não a NENHUM CARA/GURIA por quem vocês estejam interessados. 
Só você. Só vocezinho. 

Aproveitando pra contar um "causo", assim que eu voltei pro Rio, entrei no Tinder e comecei a conversar com esse cara super legal. A gente saiu e conversou sobre família, religião, amigos, livros, filmes, música, trabalho, comida, atividade física, neuras, dietas, demos nomes pros nossos futuros filhos, e tudo mais. Puta cara legal. Curtia foto de bunda no Instagram, mas era legal a beça. Nada contra bundas. Eu também adoro bundas, bundas são lindas.
Até que um belo dia, esse cara legal a beça mandou a seguinte: "que academia você faz?" "po, eu faço x, por que?" "porque se fosse academia y eu iria malhar pra você pra te incentivar e te deixar gostosa". 
TE DEIXAR GOSTOSA.
TE.
DEIXAR.
GOSTOSA.
O que a velha Rayra faria? Compraria 3 potões de whey, cortaria carboidratos, e começaria uma série monstra de agachamentos pra deixar a minha bunda como as bundas que ele curtia no instagram. 
O que a Rayra new generation fez? Falou: EU JÁ SOU GOSTOSA, E VOCÊ É UM BABACA, BEIJOS PRA VOCÊ. SEU MERDA. E nunca mais se falaram. Simples assim. Não é bom ter uma boa auto-estima, gente? É maravilhoso!

Resumo da ópera:
Se você tem 240kg e tá de boassa, sua saúde tá supimpa, vei, parabéns. Não tem pra que você mudar. 
Se você tem 32kg, nas mesmas circunstâncias, também.
Se você tem pochete, espinha, costelas aparecendo, celulite, estria, ossos demais, dentes tortos, usa óculos, aparelho, tem cabelo crespo, liso, ruivo, tem sardas, e ESTÁ BEM DE SAÚDE, você está bem. Ponto final. Não tem que mudar nadinha. A minha campanha é sempre pró-saúde.

E o mais importante: SOMOS TODOS GOSTOSOS, E TODO O RESTO QUE ACHA O CONTRÁRIO SÃO BABACAS. BEIJOS, SOCIEDADE.

Aproveito aí pra recomendar alguns sites/perfis de insta pró-self love. Sempre bom ter alguém pra lembrar a gente que somos lindos, gostosos e cheirosos, mesmo que a tpm nos diga o contrário: 


É isso aí, folks. Vamos começar 2015 bem!
Beijocas!

Um comentário:

  1. uma mulher empoderada é uma das coisas mais lindas de se ver! também sofri a vida toda com uma autoestima bem baixa, deixando os outros falarem por mim, me escondendo atrás de roupas largas, de poucas palavras..eu era sempre a legal e engraçada da turma, mas quem disse que eu não posso ser a bonita também?
    é difícil, confesso. é uma batalha diária, você se olhar no espelho e dizer, putz cara, você é maravilhosa, é valiosa, olha que sorriso bacana que tu tem. eu sempre tive neura com meu nariz...e os peitos grandes...neuras essa, claro, alimentadas por uns babacas aí que a gente deixa entrar na nossa vida porque não tá numa frequência boa. ora, se você tá se achando feia e sem graça, vai jogar qual mensagem pro universo? como eu falei antes: é luta diária. só por hoje eu não vou deixar fdp nenhum me fazer sentir feia ou burra, ou estúpida. mas só de ter a consciência de que você tá errada, que é bela e interessante a sua maneira (e qual opinião que importa sobre mim, gente? isso mesmo, a minha) já é um bom começo.
    adorei seu blog, fui aprovada pro doutorado sanduíche para Portsmouth e ele tem sido de grande ajuda
    beijos e somos todas lindas!

    ResponderExcluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?