Páginas

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Ciência sem Fronteiras: investimento em educação? Sim, só que não.


À parte todos os posts com assuntos irrelevantes relacionados à minha viagem iminente, venho hoje falar sobre uma coisa séria: afinal de contas, qual é o principal motivador do governo brasileiro ao distribuírem tantas bolsas para intercâmbio aos universitários? Será que é mesmo um investimento na educação ou é só mais uma tática populista do PT visando uma nova reeleição?

Antes de mais nada, longe de mim querer cuspir no prato em que estou comendo. Fato é que, mesmo que eu esteja dentre os milhares de alunos beneficiados com uma bolsa subsidiada por um órgão federal, ainda vejo muitos vieses entremeio a um processo longo, confuso, mas cheio de visibilidade, que não podem passar batidos à população em geral. 

Em uma rápida busca em qualquer site de pesquisa, veremos que o CSF é divulgado como sendo um grande investimento à educação. Sem dúvidas, é um dinheiro que está sendo dado a estudantes para que eles busquem conhecimento em universidades internacionais de renome, e acrescentem assim pontos importantes nos seus respectivos currículos e apliquem esse aprendizado no Brasil, ao voltarem. Isso se enquadra sim em investimento na educação, eu acho.

Porém investir uma grande quantia de dinheiro em uma pequena amostra de estudantes universitários para que eles estudem em uma universidade de melhor padrão é solução para alguma coisa? Hmmm... não, não é. 

Solução seria investir na educação de base, investir nas universidades brasileiras, investir de uma maneira em que todas as mentes sejam incentivadas igualmente e tenham subsidios para aplicar o conhecimento obtido em suas respectivas universidades. Transformar as nossas instituições de ensino superior em órgãos de padrão de excelência comparável aos internacionais. Mas vamos combinar: investimentos a longo prazo não angariam votos, não é verdade? Melhor mesmo mandar alguns milhares de intercambistas iludidos para o exterior e esperar que eles fiquem agradecidos o suficiente com a oportunidade e retorne o favor votando no PT na próxima eleição. Populismo, minha gente, é assim que funciona.

Desde o início da minha candidatura ao CSF tenho visto muitas falhas em edital e assistência que têm me deixado cada vez mais desapontada. Coisas que me deixam com a mais clara certeza de que, além de uma estratégia populista, o programa também é um disfarce para corrupção. 

Muitos de vocês talvez nem lembrem de um post que eu fiz há alguns meses (e que eu deletei por medo de reprimendas) apontando o disparate da Carta de Benefícios, que afirma com todas as letras que nossa bolsa é de £870, quando nós recebemos somente £420. Claro, gente, os demais £450 têm destino certo: a accommodation, que é paga diretamente à universidade. Mas sinto muito informar aos crentes, a mensalidade de muitas accommodations escolhidas pelas IES's para os alunos do CSF não chegam perto de 450 libras po mês. Castle Irwell, para onde eu vou, é um exemplo disso. Basta ir ao site da universidade para ver que, semanalmente, o custo de um quarto nas mesmas especificações do meu é de cerca de 65 libras semanais, ou £260 mensais. E o troco, cadê? Cadê, CNPq? Cadê, UUK? Cadê?! 

À ocasião, eu levantei todos esses argumentos em e-mails enviados ao SWB UK, CNPq e à University of Salford. Eu nunca recebi uma resposta sequer do CNPq. Salford me respondeu dizendo que não estava ao alcance deles este tipo de informação, mas entraram em contato diretamente com o UUK, apontando as minhas denúncias de possível corrupção. Recebi, por fim, uma ligação da Tânia Lima, responsável pelo UUK, diretamente de Londres, para me explicar tudo. 

Ela me repreendeu por fazer uma acusação tão grave sobre o Brasil a uma instituição britânica. Temeu pela má reputação que isso traria ao nosso país, e disse que - pasmem! - muitas vezes a universidade nem cobra a accommodation! Que é tudo pré-acertado em contrato com o Brasil, e que o pagamento é feito em grandes blocos. Resumindo, esses 450 pounds da accommodation são um valor declarado, não recebido pelos bolsistas e nem confirmadamente recebido em sua totalidade pela universidade. Qualquer um pode ter esse dinheiro, então? Hmmm, estranho.

Além disso, nós recebemos uma enorme quantia de dinheiro 5 meses antes da implementação oficial da bolsa, em reais, em uma conta brasileira, com a responsabilidade de realizar a conversão para GBP. Para início de conversa, nós já recebemos o dinheiro a uma cotação desatualizada (quando recebemos, após o pagamento complementar, a cotação estava a R$3,45, sendo que nós fomos pagos a R$3,35). Muita gente (eu, inclusive) ficou esperando a libra igualar à cotação recebida por nós, para realizar a conversão e não ter nenhum prejuízo. E a gente lá entende de economia para prever que a libra ia subir nessa velocidade ridícula? A libra hoje fechou o dia a uma cotação de R$3,78. Uma diferença de 43 centavos. Um rombo de aproximadamente mil libras. 

São 1000 libras do nosso sustento em um país estrangeiro que foram engolidos pela economia, pela hiper-valorização das moedas europeias frente a um Real que não suporta tanta pressão. São 1000 libras que eu, particularmente, e a grande maioria dos estudantes não tem a menor possibilidade de cobrir. 
E o que a gente faz se o CNPq se recusa a assumir o erro (o erro de realizar o pagamento em reais e não em libras, como haveria de ser)? Se não há, segundo eles, a menor possibilidade de nós recebermos um novo reajuste para diminuir o prejuízo? Eu não sei. 

Eu não sei!

Já sei o que muitos de vocês estão pensando: o governo paga dinheiro que sobra, nós ainda temos condições de sobreviver 3 meses com 1000 libras a menos. Eu sei, eu sei... ninguém aqui pretendia levar uma vida de marajá lá fora, acreditem em mim. Eu só acho que, a partir do momento que nós assinamos um contrato dizendo que receberemos X libras, leiam bem, libras, a partir do mês de setembro, e recebemos em vez disso uma quantidade em reais no mês de abril, sujeita a grandes oscilações de economia como ocorreu, nós temos sim todo o direito de reclamar.
E reclamamos sim, sem obter nenhum suporte!

Sim, estou sujeita a julgamentos por estar reclamando de barriga cheia. Eu vou ser sustentada por um ano na Inglaterra pelo governo federal, deveria estar agradecendo por isso, deveria votar na Dilma, deveria chamar a presidenta de dilmãe e ovacionar essa maravilhosa iniciativa. Já ouvi tudo isso, e vou ouvir de novo, e de novo, e de novo. 

Mas não. 

Venho aqui colocar minha cara a tapa e dizer: o Ciência Sem Fronteiras não é investimento em educação como eu gostaria de ver. O Ciência Sem Fronteiras não é o investimento de educação que o Brasil precisa! Até agora, eu só vi vieses e oportunidades infindas para a prática da corrupção que, apesar de não ser justamente generalizada dentre todos os funcionários federais, é fichinha batida no país do mensalão, do dinheiro na cueca, da rodada de pizza ao fim de cada CPI.
Então, eleitores, não usem esse programa como argumento para a escolha do seu voto!

Hipocrisia? Talvez. 
Mas, de boa, eu vou perder essa oportunidade por conta de uma crise de consciência assim? Nah, não.
Se eu não recebo o que eu mais quero, que é uma universidade federal de ponta aqui no Brasil (e não vou receber tão cedo), eu devo no mínimo abraçar a chance de receber conhecimento de uma universidade de ponta no exterior. 

Mas ainda acho que isso não é solução nenhuma para a educação do nosso país.

20 comentários:

  1. concordo plenamente.. Sem contar que sabemos que, pra enviar os estudantes pro exterior, está acontecendo um corte gigantesco nas verbas de pesquisa aqui. Cadê o estímulo à pesquisa aqui pra que os estudantes que estão indo, queiram voltar e ficar, ao invés de abraçarem os contatos que fazem no exterior e as chances que terão? Sei sobre esses cortes e sei até a porcentagem que foi na minha faculdade (na ufmg). E falo isso na condição de uma aluna que quer essa bolsa mais que tudo, tô tentando edital do UK agora. Quero a oportunidade, mas também concordo plenamente que essa não é a solução. O buraco é bem mais embaixo. Mais uma coisa pra "inglês ver"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, cara, dá muita raiva quando a gente para pra pensar em todos esses pormenores, né. É um programa bom sim, mas é completamente descabido mediante ao sistema educacional LAMENTÁVEL do nosso país :(
      Brigada por acompanhar, Thaís! :D

      Excluir
  2. Ei Rayra! Tô sempre acompanhando seu blog, como disse! haha! E achei muuiiiito legal que essa semana mesmo tava conversando com as meninas da minha república falando praticamente a mesma coisa que você escreveu no post! Que sou muito grata pela oportunidade do Ciência Sem Fronteiras na minha vida, mas isso não quer dizer que eu concorde com o programa. Amei saber que isso não é um pensamento só meu! Inclusive, compartilhei o link desse post no meu facebook e bombou de gente compartilhando e falando bem! Arrasou, gata! hahaha Mil beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que fico aliviada de ver que tem gente que pensa como eu!
      Brigada por acompanhar/divulgar o blog! :D

      Excluir
  3. Rayra, estou com você nessa questão da acomodação! Tem gente ficando em quarto de 260£ por mês e outros ficando em quartos de 500£ e, em ambos os casos, são descontadas 450£. Cabe salientar que se eu tivesse o valor integral da bolsa em mãos (como ocorre com TODOS os outros países do programa), certamente conseguiria uma acomodação muito melhor por um preço MUITO menor, já que as acomodacoes na universidade são carissimas! Também não entendo como eles podem descontar o mesmo valor tanto para pessoas que estao em Londres quanto as que estao no interior, visto que o aluguel em Londres é infinitamente maior.

    Isso porque nem estou entrando na questão de estar declarado um recebimento de 870£ por mes na minha carta de beneficios, quando na verdade eu recebo 420.

    Todos esses mal entendidos seriam resolvidos se a gente recebesse o valor integral da bolsa e decidisse quais as condições em que desejamos morar.

    Sem comentários, nota ZERO pro programa nesse sentido.


    O programa pro reino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é de uma injustiça sem tamanho!
      Eu realmente cutuquei o covil da onça sobre o assunto do alojamento. Entrei em contato com outros alojamentos, confirmei que havia vagas disponíveis em quartos com suíte por um valor inferior a 450ppm, entrei em contato com a minha Uni, com o UUK, com o CNPq, e não recebi nada além de uma ligação da chefona me desestimulando a continuar com a busca, tentando dar uma explicação para a situação e me dando até uma certa chamada por fazer uma acusação tão grave aos funcionários do governo federal. Desisti de lutar pelos meus direitos nesse quesito, mas fica aí a minha indignação!

      Obrigada pelo feedback!!!

      Excluir
  4. excelente post, falou tudo. Nem tenho o que acrescentar.

    ResponderExcluir
  5. Acho que deveria pesquisar mais antes de postar. O valor exato gasto com cada estudante é postado no site de acompanhamento das contas da União. Além disso, se ficou esperando para trocar suas libras, o problema é seu... Assim como perdeu 1000 Libras poderia ter ganho o mesmo valor caso o cenário fosse o contrário... Só isso... O resto até concordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só me diz uma coisa: você já fez as contas entre o que está na transparência.gov e o que um bolsista recebe? Até onde eu sei eles consideram a minha bolsa como sendo 870 pounds. Assim está no edital, assim está na carta de benefícios e assim os outros países da europa recebem. Mas eu não recebo isso, e eu nunca vi um recibo de acomodação pra saber se todos os 450 pounds restantes são investidos lá. Então do mesmo jeito que eu não posso afirmar veementemente esse dinheiro não está sendo gasto comigo, você também não pode afirmar que o dinheiro está sendo gasto comigo.
      E claro que o problema é meu. O meu ponto foi que, mesmo que eu tivesse trocado o dinhiero no exato dia em que eu recebi, eu já teria perdido pela variação cambial.
      Vamos perdendo a atitude aí, que isso não te leva a nada, amigo(a).
      Obrigada pelo feedback :)

      Excluir
    2. O que não leva a nada é um ativismo sem embasamento. Como você disse, não tem acesso aos recibos, então deveria tomar cuidado antes de sair difamando ou denunciando sem provas... Isso é crime.

      Excluir
  6. O CONTRATO que VOCÊ assinou determina que as regras seguidas pelo CNPq/CAPES, todas publicadas no diário oficial. A Bolsa é de 870 euros, ou - caso a universidade forneça quartos - 420. ONDE ESTÁ QUALQUER SUSPEITA DE CORRUPÇÃO NISSO. É público no site das entidades, aparece nos pagamentos que SÃO PÚBLICOS e ESTÁ PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO.

    ResponderExcluir
  7. O que a crítica sobre o investimento na educação de poucos tem de relação com PT e populismo?

    ResponderExcluir
  8. Oi Rayra! Li seu post e achei interessante, mas gostaria de comentar minha experiência com o CsF Irlanda. Nossa acomodação foi paga diretamente para a faculdade e nossa bolsa seria, inicialmente, de 300 euros. O valor da acomodação pago a nossa universidade foi de 450 euros por mes. No entanto, o valor dessa acomodação era de 360 euros. Nossa Universidade, vendo que recebeu dinheiro a mais, nos repassou esse dinheiro. Deste modo, não houve desvio algum, corrupção ou qualquer engano. Obviamente só posso dizer pela minha universidade, mas tudo correu como as regras previam.
    Sobre o investimento ser quase um desperdício ou má aplicação de dinheiro porque não é "solução nenhuma para a educação do nosso país" é uma idéia no mínimo contraditória visto que, como vc mesmo disse, buscava um conhecimento em instituição de excelência que só era possível fora do seu país. Conversando com professores da UnB de Relaçoes Internacionais perguntei quais eram os objetivos do programa. Um deles me respondeu que a oportunidade de aprender e viver coisas diferentes (resumindo como enriquecimento cultural) é algo que os novos profissionais precisam ter, faltam pessoas com conhecimento diretamente relacionado a globalização. Quando voltarmos ao Brasil, alem do conhecimento de excelência adquirido, estaremos em condições de assumir posições que exigem contato multicultural, esse tipo de profissional com essa maturidade não há em quantidades suficientes ao redor do país. Obviamente educação de base precisa de investimento SEMPRE, todos sabemos disso, mas menosprezar o investimento em pessoas que farão parte das decisões que terão conseqüências diretas no meio que convive em prol de sua população não é sensato. Vale lembrar que o Programa está acessível a pessoas do Brasil todo, muitas pessoas inclusive sem inglês (ou outro idioma) necessário estão tendo a oportunidade de aprenderem um novo idioma e expandirem seus horizontes, coisa que sem o financiamento não seria possível .É um programa caro, tem falhas, poderia ser melhor guiado, sem duvida. Só que não é um investimento que gera poucos resultados. Estão investindo em pessoas que tem o potencial de se tornarem pesquisadores, lideres de órgãos nacionais, gerentes de empresas, funcionários públicos etc. Não acho que investiriam tanta grana só como manobra populista, seria mais simples como manobra populista (e talvez mais barato) dar esmolas para o povo construindo escolas baratas, pagando a tradicional miséria aos professores e atingindo/agradando um grande numero de famílias. Acho que a ideia do CsF não é ser a solução para educação do país e sim preparar pessoas para que elas possam intervir a favor do seu país e de sua população através de um conhecimento globalizado.

    ResponderExcluir
  9. ai, discordo de todo o desabafo.

    ResponderExcluir
  10. Um dos piores sentimentos que uma pessoa pode ter é a ingratidão. Nojo de tucanos elitistas como você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não que eu me rotule como tucana, direita, esquerda ou qualquer coisa do gênero, mas:
      http://rayrasemfronteiras.blogspot.co.uk/2013/11/falemos-sobre-ahmad.html
      talvez seja do seu interesse saber que a tucana nojenta já se desculpou em um outro post, escrito muito depois desse e muito antes do seu comentário.

      Excluir
  11. Sem querer criar mais polêmica, eu exponho minha humilde opinião: se sou contra algo que julgo errado, não participo de forma alguma! Brasileiro tem mania de criticar e reclamar de tudo, mas joga lixo na rua, fura fila, dá jeitinho para tudo e participa de programa mesmo colocando em cheque a retidão do mesmo! Muito cômodo isso! Tipo: sei que está errado, mas vou me aproveitar da situação, afinal quem não faria o mesmo?
    Desculpe a sinceridade, mas se é contra o método e coloca em cheque o programa não deveria participar, até mesmo por convicção!
    Abraços!

    Em tempo: não sou petista!

    ResponderExcluir
  12. Oi Rayra!
    Li esse post e o post sobre o Ahmad e achei interessante vir aqui e dar a minha opinião, já que pelo visto tem muita gente te criticando. Não acho que seja um desperdício de dinheiro o programa. Aliás, acho um dinheiro muito bem investido. O problema, na minha visão, é a forma como o programa é administrado. Não tem organização nenhuma! Assim como tudo no Brasil, né? Acho que é uma ótima iniciativa e vai trazer muitos benefícios ao país, mas também acho que muito dinheiro está sendo desperdiçado nele por uso errado. O Brasil TEM dinheiro, mais do que suficiente, para investir em educação de base e nas universidades daqui. O que eu acredito que falta é competência, organização e, principalmente, vontade.

    ResponderExcluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?