Páginas

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Vamos falar de dinheiro? (1º contato do CNPq e papo sobre implementação da bolsa).

Olááá! 

Caraca, as notícias não param de chegar! São vários e-mails legais chegando todo dia! Universidade, SWB UK, uni de novo... e agora o CNPq deu as caras!
Saca só o e-mail que eu recebi dia 29/04 (com meus comentários em azul haha).

Prezado (a) Candidato (a),

Comunicamos que a Diretoria do CNPq aprovou a concessão da bolsa discriminada acima pelo período de 12 meses. 

Hell yea, bitches!

Para a implementação da bolsa é necessário preencher e o Formulário de Dados Complementares e o Termo de Compromisso e Aceitação de Bolsa no Exterior que se encontram disponíveis através da chave de acesso abaixo: (link) 

  • Formulário de dados complementares: Clicando no link, eu fui direcionada pra uma outra plataforma do CNPq, com uma série de dados pra preencher. Como eu já tenho o lattes, não tive que completar quase nada, foi tudo automático. Eu basicamente tive que confirmar alguns dados, como nome, número de documento, data de nascimento, endereço, telefone pra contato e e-mail, e acrescentar alguns outros, a ser estado civil, CPF de uma pessoa  que será "responsável" por você no Brasil (que deve ter CPF cadastrado no Lattes) e agência e número da conta bancáriaEssa conta bancária não pode ser poupança, deve ser de um banco brasileiro, e você tem que ser o titular. Terminou tudo? Clica em enviar.
  • Termo de Compromisso e Aceitação de Bolsa no Exterior: Clicando no enviar, você vai ser redirecionado pra outra página virtual, uma bem parecida com todos aqueles "termos de uso" que aparecem quando você está se cadastrando em um novo site. É, aquele mesmo, que você nunca se dá ao trabalho de ler e já clica logo no "eu aceito". Bom, recomendo que vocês leiam dessa vez.  

...e realizar o envio eletrônico destes documentos em até 10 (dez) dias. O não cumprimento deste prazo implicará (por obrigações orçamentárias) no cancelamento da concessão. 

Eletrônico, mates, sem surto. Uma galera no grupo do CSF no facebook começou a pirar o cabeção achando que tinha que imprimir essa budega e mandar por correio. Não precisa! 
O que é pra fazer, então?
Preencher, conferir, enviar. Tudinho online, por enquanto.

Após o recebimento do Formulário de Dados Complementares e do Termo de Compromisso e Aceitação de Bolsa no Exterior, o CNPq emitirá a Carta de Benefícios e, posteriormente, fará o pagamento dos benefícios iniciais conforme item 4 (Pagamento de Bolsas) da RN 029/2012.

Agora sim! Vamos falar de coisa boa e nem é a Iogurteira Top Therm: DINHEIRO.
Deixa eu explicar melhor como isso vai funcionar. E, ó, levem em conta que eu estou compartilhando tudo isso em tempo real, praticamente, então eu estou entendendo as paradas no mesmo ritmo que vocês, só com um pouco mais de acesso a links com explicações e tal. 
Então, pelo o que eu entendi é isso:

  • Depois que eu enviei esses formulários eletrônicos devidamente preenchidos e com o "eu aceito" marcadinho, o CNPq tem o "aval" de me mandar os próximos documentos. Estes são: a Carta de Benefícios, a Procuração e o Termo de Compromisso. Essa papelada vai ser enviada também por e-mail, mas a diferença é que estes deverão ser impressos, assinados com firma reconhecida, e enviados ao CNPq pelos Correios.
  • Então, tendo recebido nosso pacote de burocracia, o CNPq vai providenciar o depósito da nossa primeira parcela de rhyqueza, na nossa conta brasileira, cujos dados foram fornecidos lá naquele formulário eletrônico. E o que vem nessa bolada? Nesse nosso primeiro pagamento, nós receberemos os valores referentes a: auxílio deslocamento (parcela de ida), auxílio instalação, auxílio material didático, seguro saúde e duas mensalidades da bolsa (referentes aos meses de Setembro e Outubro).
  • Além disso, com a papelada assinada, o CNPq vai solicitar o envio do nosso Cartão Bolsista no Exterior, carinhosamente apelidado de "Cartão Dilma" ou "DilmaCard". De acordo com a cartilha do bolsista, esse cartão chega pelos Correios em até 9 dias úteis a partir do recebimento do Termo de Compromisso assinado, pelo CNPq. 
  • Recebendo o DilmaCard, uma terceira parcela da bolsa será depositada na moeda local do país de destino, no meu caso Libra Esterlina. E a partir daí, todas as outras serão depositadas também nesse cartão. E a segunda parcela do auxílio deslocamento será depositada junto com as últimas mensalidades da bolsa.

Em caso de desistência, favor acessar o endereço abaixo e registrar sua opção conforme instruções: (link).

Desistência?! Até parece. 

Sugerimos a leitura atenta da cartilha Informações de Apoio ao Estudante no Exterior com Bolsa do CNPq (link)

Eu não ia postar esse link não, mas daí pensei que não tem nada a ver. Acho até bom pra elucidar muita coisa pra galera dos próximos editais. Então, ó, mãos a obra! Leiam tudinho e acalmem os ânimos.

Em caso de dúvidas ou dificuldades favor entrar em contato com o Atendimento do CNPq pelo telefone "tal", ou por correspondência eletrônica para o endereço "tal". No caso de envio de email, solicitamos que sejam incluídos na mensagem nome completo, CPF e número do processo..

Atenciosamente,

Então, resumindo é isso aí.
Agora é esperar a confirmação do CNPq sobre os meus formulários eletrônicos e ver no que vai dar!

Até a próxima!

8 comentários:

  1. Rayra tem problema se o cartão for de conta universitária?
    Obg :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem não! A minha conta é Banco do Brasil Universitária e eu não tive problema algum! :))

      Excluir
  2. Olá! Procurei no google e acabei achando seu blog (:

    Você que leu os termos de compromisso e aceitação da bolsa... xD pode me responder uma coisa? Se você lembrar, claro :S

    É obrigatório ao estudante concluir o curso aqui no Brasil quando voltar? Ou seja, não posso trocar de curso depois da viagem?

    Muuuito grato, de qualquer forma (: Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço ideia, Mateus :S imagino que não dê rolo, mas na dúvida mande um e-mail ao CNPq! x

      Excluir
  3. ola, sei que estou um pouco atrasada mas queria tirar uma duvida !
    tambem estou no processo seletivo, e o meu cartao bolsista ja chegou !
    ainda existe a possibilidade de eu nao ir, ser selecionada, sendo que minha alocação ainda no saiu ?
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  4. Uma dúvida, as primeiras parcelas, pro material didático (pc ou tablet) e a deslocamento tão em que moeda (quando tu recebe aqui no Brasil)? Tá em reais? Dolares? Libras? Can U help me, Please!? Pq eu n entendi pq tu quis comprar teu laptop no brasil e pá. Obrigada!

    ResponderExcluir

Diz pra mim, o que você achou desse post?